PARANACIDADE promove a segunda Audiência Pública do PDUI da RM de Maringá
- mariavitoria22
- 15 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Para avançar as discussões sobre a estruturação da região metropolitana de Maringá, o Governo do Paraná, por meio do Paranacidade, serviço social autônomo vinculado à Secretária do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), promoveu a Segunda Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maringá (RMM). A sessão foi realizada de forma híbrida no auditório da Universidade Estadual do Maringá (UEM) no município polo, compartilhada simultaneamente para os centros de apoio instalados nos demais 25 municípios metropolitanos e transmitida na plataforma YouTube.
Coordenado por Geraldo Luiz Farias, Analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade e Supervisor do contrato de elaboração do PDUI da RM de Maringá, o evento contou com as presenças do Vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva; do Prefeito de Mandaguaçu, Professor Índio; da Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), Bruna Barroca; do Coordenador do PDUI da RM de Maringá, Luiz Hayakawa; dos Fiscais do contrato do PDUI da RM de Maringá, Fernando Domingues Caetano e Glauco Pereira Júnior; do Diretor Executivo da Consultoria URBTEC™, Gustavo Taniguchi; do Representante do Núcleo Regional de Maringá da Casa Civil, Edgar Silvestre e outras autoridades presentes e que acompanharam nos centros de apoio nos municípios.
Na ocasião, a população pode acompanhar a apresentação técnica da etapa de definições de processos relacionados às Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs). Também conferiram propostas para definir o recorte metropolitano da região.
“Trata-se de um trabalho técnico desenvolvido com ampla participação para avançarmos na proposta de um governo compartilhado, envolvendo a região metropolitana de Maringá”, disse o Analista do Paranacidade.
Gustavo Taniguchi, representante da consultora URBTEC™, detalhou os benefícios e deveres atribuídos aos Municípios que participam da iniciativa, a qual envolve três grandes eixos prioritários, sendo: uso e ocupação do solo, mobilidade metropolitana e meio ambiente. “Feito o diagnóstico, avançamos agora para as discussões de como serão os processos para a implantação dessa nova região metropolitana de Maringá”, disse Gustavo Taniguchi.
De acordo com a Presidente do IPPLAM, Bruna Barroca, a iniciativa representa um avanço e o fortalecimento dos municípios da região metropolitana. “Temos consciência da importância deste PDUI, em especial na busca de recursos que favorecem a qualidade e o planejamento dos municípios”, disse.
Hayakawa, coordenador do PDUI da RM Maringá, afirmou que se trata de um grande desafio para os Municípios, em especial no que tange à criação do novo ente interfederativo que será responsável pela gestão dos interesses comum no nível metropolitano. “Um trabalho que está apenas começando, mas que conta com grandes contribuições, seja de técnicos, gestores ou população, todos em busca da construção coletiva para criar e decidir o destino dessa importante região do Paraná”, disse.
PARTICIPAÇÃO PÚBLICA — Durante o evento, foram ouvidas as contribuições dos presentes no local e dos participantes nos Centros de Apoio Municipais. As contribuições foram acatadas e serão consideradas nos estudos realizados pelos analistas responsáveis pelo desenvolvimento do PDUI da RM de Maringá.
Antes do encerramento, Geraldo Farias lembrou que a primeira audiência pública relativa ao PDUI foi promovida em maio deste ano, e a iniciativa também vem realizando oficinas técnicas e workshops com técnicos das 26 prefeituras que integram a Região Metropolitana de Maringá. Também destacou que há mais eventos participativos previstos para ocorrer até o final deste ano.
Os interessados podem enviar contribuições a qualquer momento pelo site www.pduimaringa.com.br/participe. A gravação da Audiência pode ser acessada em www.bit.ly/PDUI-RMM.
Comments