Evento público apresentou a síntese dos estudos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado
A Conferência Metropolitana do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maringá (RMM) aconteceu na quarta-feira (30/11/22), encerrando o processo de elaboração do Plano.
No evento, estavam presentes representantes dos municípios integrantes da RMM, que apreciaram a síntese dos estudos e receberam uma versão impressa do Resumo Técnico.
O PDUI é uma realização do Estado do Paraná, a partir do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com execução da consultoria URBTEC™.
A solenidade contou com discursos do coordenador de Escritório Regional do PARANACIDADE, Fabio Vilhena de Paiva; do gestor do contrato do PDUI, Geraldo Luiz Farias; do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maurício Reinert; da presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), Bruna Barroca; do presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), Fernando Brambilla; do vereador Sidnei Telles, representando a Câmara Municipal de Maringá; do superintendente da Casa Civil, Marcio Wozniack; do prefeito de Maringá, Ulisses Maia; e do coordenador operacional do PARANACIDADE, Albari de Medeiros, representando o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. A apresentação técnica foi realizada pelo diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi. A transmissão do evento está disponível no canal do PDUI no Youtube: https://youtu.be/gLSLniJsa20.
PROPOSTAS
O PDUI é um instrumento urbanístico estabelecido pelo Estatuto da Metrópole (Lei n.º 13.089, de 2015). Após extensas análises técnicas e cerca de 90 eventos, as propostas finais do PDUI incluem diferentes possibilidades para a delimitação territorial da RMM, diretrizes de macrozoneamento de uso e ocupação do solo, estrutura da governança metropolitana e os processos de gestão do território.
As estratégias elaboradas visam orientar a gestão das Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) priorizadas: Planejamento Territorial e Uso do Solo; Mobilidade Metropolitana; e Meio Ambiente. Todos os documentos e relatórios podem ser consultados no site do PDUI (www.pduimaringa.com.br/documentos).
PRÓXIMOS PASSOS
Com a finalização dos estudos, os conteúdos continuarão sendo debatidos por representantes dos governos estaduais e municipais. Após a consolidação das propostas, o Projeto de Lei seguirá para votação na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a fim de implementar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e a governança da Região. Após 10 anos, o PDUI será revisado, como estabelece o Estatuto da Metrópole.
Leia também:
Comments