Reunião com prefeitos e oficina técnica aprofundam o debate sobre o Plano
O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maringá (RMM) foi amplamente discutido na quinta-feira (18) na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Os eventos foram promovidos pelo Paranacidade – Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), e facilitados pela empresa de consultoria URBTEC™.
Pela manhã, houve uma reunião com prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos Municípios da RMM. Os líderes puderam conhecer detalhes sobre o PDUI, resgatando conceitos norteadores e compreendendo o momento atual do estudo – que está em sua quarta fase, de definição dos processos referentes às Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs).
Na ocasião, foram discutidos temas como o recorte territorial da Região, os degraus metropolitanos, e os prós e contras de ser parte de uma Região Metropolitana, considerando aspectos como a autonomia, desburocratização e captação de recursos públicos.
Durante a tarde, o PDUI foi debatido entre técnicos das prefeituras na terceira Oficina Técnica. Arquitetos urbanistas, engenheiros, geógrafos e outros profissionais puderam apreciar o andamento do Plano e realizar suas contribuições.
Os especialistas trouxeram demandas específicas de seus Municípios e puderam discutir temas como mobilidade metropolitana, interdependência dos serviços públicos, entre outras questões.
O evento também foi transmitido virtualmente, possibilitando participações virtuais. O próximo evento público será a Segunda Audiência Pública, que acontecerá no dia 1º de setembro às 14h, em Maringá nos Centros de Apoio Municipal. Para informações sobre como participar, acesse o site:
Commentaires