Os prefeitos e representantes da administração municipal de 25 cidades do Norte do Paraná que fazem parte da Região Metropolitana de Londrina participaram de reuniões técnicas para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Londrina (PDUI-RM-LONDRINA). Os encontros foram promovidos nesta sexta-feira (26) pelo Paranacidade – Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública (SEDU), representantes da empresa de consultoria URBTEC™, AMEPAR e representação regional da Casa Civil do Governo.
Pela manhã, os gestores e seus representantes se reuniram com as equipes técnicas na Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), em Londrina. Lá, puderam se atualizar da atual etapa do Plano, em sua quarta fase de desenvolvimento, das seis previstas.
“Estamos aqui para apresentar a proposta para a Região Metropolitana de Londrina e, principalmente, ouvir os gestores e suas contribuições que ajudam a definir essa região metropolitana”, disse o Analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo Paranacidade, e Gestor do Contrato, Geraldo Luiz Farias.
À tarde, o debate foi realizado com especialistas dos municípios envolvidos, que puderam contribuir por meio da participação remota e presencial com aqueles que compareceram no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR-EMATER). Eles trouxeram demandas específicas e puderam discutir temas como mobilidade e a interdependência dos serviços públicos, entre outras questões.
Em ambos os eventos, foram levantadas as questões da criação e atribuições da Entidade Interfederativa, órgão que será responsável pela gestão e articulação de processos que envolvem as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) em escala metropolitana.
Os técnicos também debateram os prós e contras da integração ao recorte metropolitano, considerando aspectos da autonomia, desburocratização e da captação de recursos públicos, entre outros.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – O próximo passo do PDUI RM-Londrina será a realização da Segunda Audiência Pública na cidade polo de Londrina, em 31 de agosto, às 14h. Esse evento também será transmitido, ao vivo, para os Centros de Apoio Municipal.
Confira os endereços dos locais onde os interessados podem acompanhar e contribuir com sugestões ao planejamento. Para mais informações, acesse o site: www.pduilondrina.com.br/audiencia
留言