top of page
Buscar

Conferência Metropolitana encerra o PDUI da Região Metropolitana de Londrina

Evento público apresentou a síntese dos estudos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado


Fotografia de pessoas em pé e agachadas em cima de um palco.
Participantes da Conferência Metropolitana do PDUI da RML prestigiaram o encerramento da elaboração do Plano. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A Conferência Metropolitana do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Londrina (RML) aconteceu na terça-feira (29/11/22), encerrando o processo de elaboração do Plano.


No evento, estavam presentes representantes dos municípios integrantes da RML, que apreciaram a síntese dos estudos e receberam uma versão impressa do Resumo Técnico.

O PDUI é uma realização do Estado do Paraná, a partir do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com execução da consultoria URBTEC™.


A solenidade contou com discursos do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Tadeu Felismino — representando o prefeito de Londrina; do gestor do contrato do PDUI, Geraldo Luiz Farias; e do coordenador operacional do PARANACIDADE, Albari de Medeiros, representando o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi.


Fotografia de pessoas sentadas atrás de uma mesa, com um homem em pé falando no microfone.
Albari de Medeiros parabenizou os trabalhos em nome do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Também discursaram a representante do Núcleo Regional da Casa Civil, Ana Claudia de Freitas; a prefeita de Prado Ferreira, Maria Edna de Andrade; e o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, que realizou a apresentação técnica. A transmissão do evento está disponível no canal do PDUI no Youtube: https://youtu.be/vGSLMvu6N2g.


PROPOSTAS

O PDUI é um instrumento urbanístico estabelecido pelo Estatuto da Metrópole (Lei n.º 13.089, de 2015). Após extensas análises técnicas e cerca de 90 eventos, as propostas finais do PDUI incluem diferentes possibilidades para a delimitação territorial da RML, diretrizes de macrozoneamento de uso e ocupação do solo, estrutura da governança metropolitana e os processos de gestão do território.


As estratégias elaboradas visam orientar a gestão das Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) priorizadas: Planejamento Territorial e Uso do Solo; Mobilidade Metropolitana; e Meio Ambiente. Todos os documentos e relatórios podem ser consultados no site do PDUI (www.pduilondrina.com.br/documentos).


Fotografia de pessoas em pé envolta de um banner com o logo do PDUI.
Equipes técnicas do PARANACIDADE e da URBTEC™ comemoraram a finalização da elaboração do PDUI. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

PRÓXIMOS PASSOS

Com a finalização dos estudos, os conteúdos continuarão sendo debatidos por representantes dos governos estaduais e municipais. Após a consolidação das propostas, o Projeto de Lei seguirá para votação na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a fim de implementar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e a governança da Região. Após 10 anos, o PDUI será revisado, como estabelece o Estatuto da Metrópole.



 






Comentarios


bottom of page